21 a 23 de Janeiro de 2011 - Largada - São João da Boa Vista - SP
Chegada - Paraisópolis SP
Com uma distância de 135 Milhas (217 Km) a serem percorridos em até 60 horas a BR 135 Ultra é considerada a prova mais difícil do Brasil. Toda realizada nas montanhas da Serra da Mantiqueira no estado de Minas Gerais, esta prova criada pelo ultramaratonista Mario Lacerda em 2005, acontece no trecho de maior dificuldade do Caminho da Fé, considerado o berço dessa corrida. A BR 135 Ultra é extremamente difícil porque é toda realizada nas montanhas da Serra da Mantiquiera, e apenas 20 dos 217 km de toda a corrida são planos. O atleta ao longo da prova "sobe e desce" comparado ao Monte Everest, com um total de mais de 10Kms de subida e aproximadamente 9 km de descida acumulada
.
A BR 135 Ultra, foi inspirada na Ultramaratona Badwater, no Vale da Morte, USA. Para participar da Ultramaratona Brazil 135, o atleta precisa ser convidado. Uma comissão de análise de curriculum formada por 5 membros da comunidade de ultramaratonistas do Brasil escolherá dentre os que enviarem curriculum, 50 atletas que participarão da próxima BR-135. O Diretor da Prova poderá convidar 10 atletas que não precisam ter seus curriculum analisados pela comissão. Esses atletas serão convidados de acordo com o interesse do Diretor da Prova.
Processo de Seleção Br135:
* Qualificação: Só deverá participar do processo de inscrição, o atleta que se enquadrar em uma das seguintes categorias:
* Veteranos de Outras Edições da BR 135: Se você já participou da BR 135, como atleta, pelo menos u
ma vêz, você se enquadra nesta categoria.
* Ultramaratonistas - Esta categoria enquadra corredores em geral que tenham em seu curriculum pelo menos 1 dos requisitos abaixo:
* Ter participado de três provas de 24 horas, tendo feito pelo menos 130 kms em cada uma delas. (Ultramaratona de 24 horas da Marinha ou Ultramaratona de 24 horas do Exército ou Ultramaratona de 24 horas da Aeronáutica ou similares)
* Ter terminado oficialmente pelo menos uma (1) prova com mais de 160 Kms (100 Milhas).
* Ter terminado oficialmente pelo menos duas (2) provas com mais de 80 Kms (50 Milhas) contínuos.
Adicionalmente, além de ter um (1) dos requisitos acima, o candidato deverá ter extensiva experiência em esportes de “ultra endurance” - ultra resistência e ao menos 5 (cinco) anos de experiência em um ou mais dos exemplo abaixo:
Corrida de Longa Distância: Ter completado ao menos uma das corridas multi-day no deserto, por exemplo: Marathon Des Sables, Gobi March, Sahara Race, Atacama Crossing or Jungle Marathon.
Ultra Triathlon: Duplo Ironman, Ultraman ou maior.
Expedição - Corrida de Aventura: Eco-Challenge, Raid Gauloises, Primal Quest, ou similar.
Ultra Ciclismo: Furnace Creek 508, Race Across América, Travessia de São Paulo, ou outra com pelo menos 500 Kms de extensão.
A taxa de inscrição da BR 135 será de R$ 750,00 para Brasileiros e Sul Americanos (América do Sul, Central e México) e US$ 750.00 para demais atletas internacionais.
A Brazil 135 é agora prova de qualificação (4 pontos) para a The North Face Ultra Trail Du Mont-Blanc
A dupla "Os Mineiros" se preparam para a Brazil 135 Ultra
Carla Penha (Belo Horizontre) e Gerson Silveira (Juiz de Fora)
Ela,Carla Penha de Belo Horizonte, 4ª colocada na ultramaratona 24 horas de Campinas realizada no dia 21 e 22 de novembro deste ano, completou a prova com 152 kms. Ele, Subtenente Gerson Silveira de Juiz de Fora, natural de São João Del Rei, ultramaratonista experimentado e aprovado com um curriculum que dispensa comentários, participou 2 vezes da Brazil 135 Ultra. Em sua primeira participação na 5ª edição em 2009 da Brazil 135 Ultra, Gerson ficou em 10º lugar na colocação geral e na 6ª edição este ano ficou em 15º lugar, também na colocação geral.
Este ano, Gerson participará pela primeira vez da prova em dupla, com Carla Penha, cujo o nome da dupla tem o nome de «Os Mineiros». Carla Penha correrá com a camiseta Nº 206-A e Gerson Silveira com a camiseta 206 - B.
Como foi divulgado anteriormente aqui neste blog, Gerson Silveira foi o idealizador e realizador da 1ª TRUNN RUN de Juiz de Fora, realizada recentemente no dia 12 de dezembro na sede campestre da ASE, com um percurso de 7,4 km.
Eu estive lá e presenciei o sucesso do evento!
2010 FOI UM ANO DE VITÓRIAS E RECORDES PARA O ULTRAMARATONISTA
MÁRCIO VILLAR
Marcio Villar, Ultramaratonista, completou a prova na
versão Double 434 Kms na Brazil 135 edição 2010
Recorde da Double Badwater em 2010
No pais do futebol, durante o fim da Copa do mundo teve um brasileiro realizando um feito inédito e batendo um recorde e ninguém sabe.
Ainda não estou acreditando no que eu consegui, mesmo chegando um dia antes da largada, sem aclimatação e acostumar com a mudança de fuso horário de – 4 horas, eu bati o recorde da Ultramaratona mais difícil do mundo em dobro – a Badwater tem 217 km e larga do
ponto mais baixo das Américas, atravessa o deserto mais quente do mundo( peguei 60º na volta) e a chegada é na montanha mais alta dos EUA, em muitos anos de prova, somente 10 atletas americanos que já correram varias vezes a Badwater e estão acostumados com o deserto conseguiram fazer a Double que são 434 Km, ida e volta. Eu fiz a ida em 36:31 Horas e a volta em 42:58 Hs batendo o recorde da Double da prova, nunca passou pela minha cameça conseguir isso, parece um sonho, gostaria de agradecer as empresas que me apoiaram,(HOTEL MAR PALACE, TECHINOGIN, GATORADE, CORRER MUNDO) os amigos que fizeram vaquinha para ajudar nas despesas e principalmente a minha equipe de apoio que foi fantástica, sem ela eu nunca teria conseguido. EQUIPE DE APOIO NA DOUBLE DABADWATER Luis Tadeu – Brasil geoffery clover – Nova Zelandia Coreen Kreutzer – E.U.A. luke finney – E.U.A. Já fiz a double da Brazil 135 e da Badwater, agora só falta a Double da temível Arrowhead com 40º negativos em Minessota para ser o único no mundo e fazer a Copa do Mundo em dobro, se conhece alguma empresa que queira estar junto nessa empreitada de ter um brasileiro fazendo algo inédito no mundo, por favor peça para entrar em contato comigo no tel: (21) 9815-9117 ou pelo e-mail marciovillar@bol.com.br(Depoimento do Marcio Villar extraido do Jornal O Globo)
Além do grande feito na Brazil 135 em janeiro, enquanto rolava a Copa do Mundo de Futebol, Márcio Villar batia o recorde nos Estados Unidos dobrando outra vez o percurso, baixando em 20 horas a marca anterior. Em fevereiro Márcio pretende encerrar o seu projeto de correr as provas de 135 milhas (217 kms) em dobro fazendo a Arrowhead, que acontece em Minesota nos Estados Unidos na divisa com o Canada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário