quinta-feira, 12 de julho de 2012

AOS POUCOS A BOLA VAI MURCHANDO

A Copa Integração está precisando urgentemente de um Upgrade



No início de abril quando anunciaram a venda da TV Panorama para o Grupo da TV Integração, pouco antes de dar início à extinta Copa Panorama de Futebol Amador, hoje denominada Copa Integração, confesso que cheguei a pensar que um “novo gás” seria injetado no evento por parte dos organizadores. Mas não, pelo contrário, o pouco do “gás” que ainda restava neste evento, este ano ele foi reduzido ainda mais com a eliminação da premiação em dinheiro, no valor de R$ 2.000,00 para a equipe campeã, que era oferecido até a penúltima edição no ano passado, restou então para as equipes finalistas, nesta 12ª edição apenas a premiação em troféus e com certeza um "caminhão" de dividas para os times participantes.

Está difícil de entender onde os organizadores da competição querem chegar (se é que querem chegar), pois é evidente que a competição deu uma queda vertiginosa este ano com relação ao número de times participantes e também de público (torcedor) em campo. Basta lembrar que, este ano para os organizadores recrutarem 12 times para participar da competição foi um “Deus nos acuda”, lembrando que em edições passadas, a competição já chegou a ter 24 times. Confesso também, que cheguei a pensar, que esta 12ª edição não iria acontecer este ano, de tanto que houve desistência de times que chegaram a entrar e logo em seguida desistiram de participar. Outro fato importante a ressaltar, foi o número de público em campo, que caiu bastante, chegando a uma queda de quase 50%. Só para ter uma ideia no ano passado, na grande final, no jogo entre 15 de Novembro (Rio Novo) e 15 de Novembro (Laranjal), no estádio José Ribeiro de Paiva em Rio Novo, o público pagante foi em torno de 2.300 pessoas e este ano na final desta 12ª edição, no Estádio Firmo Dias em Laranjal foi pouco mais que 1000 pagantes.

Não quero fazer intriga entre organizadores e times de futebol da região, mas o que eu venho observando há algum tempo, é que os papeis estão invertidos. No meu ponto de vista, em primeiro lugar, os primeiros beneficiados com o evento teriam que ser os times. Afinal, eles são os verdadeiros protagonistas, são eles que atraem público e dão audiência, em contra partida são também os que mais se sacrificam para manter este evento vivo.  Acho que os diretores dos times não perceberam ainda a força que tem. A meu ver está faltando união entre eles.

Ou os organizadores reveem conceitos e passam a ser mais coerentes, ou em breve esta competição abrirá espaço no calendário esportivo regional para outras competições.





3 comentários:

  1. Nobre amigo José Lúcio,

    É com grande desapontamento que leio este artigo sobre a Copa Integração de Futebol Regional, o maior evento esportivo da modalidade na região.

    Copa essa meu amigo, que foi elogiada no programa Panorama Esportivo da rádio Globo como mais charmosa e atraente para os clubes da zona da mata, do que a 2 Divisão do Campeonato Mineiro.

    Realmente houve a extinção da premiação em dinheiro nessa edição pois com a diminuição dos clubes participantes, houve redução na renda das partidas e é com uma porcentagem dessa renda que pagamos as premiações, os clubes participantes sabiam disso e das despesas referentes uma competição dessa magnitude.

    A diminuição de clubes se deveu ao período eleitoral alguns presidentes ou diretores de clubes estão guardando recursos para se candidatarem a algum cargo eletivo e algumas equipes serem de cidades distantes como Viçosa, Caxambu, Carangola e etc, iríamos onerar demais a logística dos participantes.

    Analisamos também José Lúcio e com COERÊNCIA, a situação de alguns clubes para não ocorrer situação vexaminosa como na edição passada.

    Para você poder se tranquilizar meu amigo, faz 4 dias que a Copa Integração terminou e já temos 19 solicitações de vagas para o próximo ano.

    Trabalhamos com seriedade e comprometimento com os clubes e desportistas da região, as críticas são fundamentais para o sucesso da competição e a próxima edição será a melhor de todas a Copas já realizadas.

    Grande amigo José Lúcio "se assim posso chamá-lo", homem sério, inteligente, responsável, comprometido, honesto, trabalhador e competente.

    Agradeço pela divulgação da Copa e deixo um forte abraço.

    Marcelo Enes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ze lucio!O que voce disse sobre a copa, certamente tem muita verdade.Pelo que li
      acima suas criticas surtiram efeitos ao menos de imdediato.Eu queria ver um comparativo no quantitativo de torcedores que foram ao estadio esse ano e ano passado para ver se realmente a competição merecer ser chamada de "charmosa".O que diz se a competição está em alto padrão é a presença do público, elogios da propia emissora não passa de politica descarada.Até onde sei a GLOBO é a maior emissora de nosso país e ter de ler que falta recurso?
      falta sim boa intenção e interesse em promover e fazer crescer o esporte de nossa região.

      Excluir
  2. Muito oportuno os comentarios e a materia, é preciso que se repense o esporte amador e que o poder publico que tanto arrecada em impostos venha a dar a sua real contribuição, não em dinheiro para se contratar atletas, pois entendo que o mais charmoso é a formação de equipes com valores locais, mas no sentido de viabilizar as reformas nos estadios, a facilitação nos transportes de equipes esportivas, comissão de arbitragens e administrativos, hospedagens se for o caso e até um pouco na premiação.Quanto a iniciativa privada esta que ajude na premiação, na contratação e pagamento de bichos aos atletas, que patrocine nos estadios utilizando espaços para suas publicidades pagas, nas camisas dos clubes participantes dentre outros. Que os organizadores possam tambem contribuir de forma financeira numa premiação melhor e que se elimine esta idéia ridícula de se ter seleção de cidades pois o gostoso, charmoso, glamoroso é ver a rivalidade entre os clubes como existiu no passado em Bicas, Ubá, Cataguases, São João Nepomuceno, Rio Pomba e assim por diante, sem esquecer que foram estes clubes que fizeram até hoje o futebol amador existir.
    Cezar / Salinas

    ResponderExcluir