quinta-feira, 15 de março de 2012

1ª CRISE DA COPA PANORAMA DE FUTEBOL AMADOR


Pelo andar da carruagem, parece que chegou a vez dos organizadores da Copa Panorama de Futebol (Copa considerada atualmente a competição de futebol amadora mais cobiçada da região), “roerem ossos” para recrutarem times que queiram participar da 12ª edição a ser realizada a partir do dia 15 de abril. De acordo com divulgações feitas pelo coordenador da Copa, Douglas Fedóceo, somente 12 times confirmaram participação até o momento. Mas já, com duas desistências anunciadas.
O “Trem” tá feio!

Momentos como este, eu passei quando ainda promovia o Torneio de Futebol Planeta Bola, que durou somente 9 anos (1997 a 2005). Acredito que naquela época, o principal motivo que me obrigou a encerrar o evento não foi diferente do que esta acontecendo hoje com os organizadores da Copa Panorama. O motivo foi a desproporcional demanda de competições durante o ano que havia naquela ocasião, comparado ao pequeno número de times para suprir os campeonatos (Copa Panorama, Copa Alterosa, Torneio Planeta Bola, Copa Bahamas, Copa Heleno de Freitas, Campeonato da Liga de Ubá e Campeonato da Liga de Cataguases), e ao mesmo tempo a escassez de atletas considerados em nível de tais campeonatos. Consequentemente isto gerou uma supervalorização na contratação destes atletas, obrigando os dirigentes dos clubes a entrar em outra competição extracampo. A de conquistar patrocinadores para suprir os custos e se manterem na competição. Aí entra outro fator que exige cuidados e desacanho, e principalmente um mínimo de profissionalização na maneira de elaborar uma proposta para então conquistar e convencer patrocinadores a associarem suas marcas a uma determinada equipe. O problema a meu ver, é que a maioria das equipes não possuem pessoal preparado para tal função.

Hoje sabemos que para um time chegar à final de uma Copa Panorama, no mínimo terá de desembolsar por volta de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), isso baseando no que gastou o atual campeão da Copa Panorama de 2011, o XV de Novembro de Rio Novo, que mesmo contratando 80% dos jogadores do município, chegou a tal valor.

A liga Atlética de Ubá há algum tempo também vem enfrentando o mesmo tipo de problema, em 2007 ela chegou ao ponto de fechar um campeonato somente com 5 equipes e no ano passado depois de um “entra e sai” de equipes, a Liga desistiu de realizar a edição de 2011, por achar inconveniente repetir o ocorrido em 2007. Logo ela que ao longo de sua existência promoveu belos campeonatos e que sempre teve como atração, a exibição de diversos atletas que defenderam grandes clubes de expressão nacional, como: Túlio Maravilha, Junior baiano, Edmundo e muitos outros.

E por último, a recém-nascida e já falecida, Copa Alterosa, que chegou a promover somente duas edições (2008 e 2009). Na segunda e última edição em 2009, teve somente a participação de 4 equipes. Na verdade foi um triste quadrangular.

É lamentável! Mas por outro lado talvez, este seja o momento para os organizadores repensarem a forma de promoverem o futebol amador em nossa região.

4 comentários:

  1. É realmente uma pena José Lucio, pois sou um apaixonado pelo futebol amador. Queria expressar meua agradecimento pela visita ao meu blog e também pelo excelente trabalho em prol do futebol amador.
    Queria te pedir 2 favores:
    - Você poderia listar a data de fundação destas equipes que aparecem aqui no seu blog?
    - Se possível poderia identificar os clubes que aparessem em um dos seus primeiros artigos, num quadro cheio de escudos de clubes?
    Te agradeço imensamente desde já.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Porque não se busca apoio oficial/patrocinio do governo do estado que tanto diz que apoia o esporte? Porque a tv não aumenta a premiação? Porque não se negocia os custos de arbitragens e passsagens com as secretarias de esportes dos municipios e do proprio estado? E acredito que com a força comercial da Tv seja possivel buscar apoios na iniciativa privada para os custos e premiaçôes.

    Cezar

    ResponderExcluir
  3. COM ESPORTE CLUBE LARANJAL NAO TEM PROPLEMA ELES USAM DINHEIRO PUPLICO PREFEITURA BANCA TUDO

    ResponderExcluir
  4. A questão é que a Copa Panorama é cara para os Clubes, o valor investido mais parece um campeonato profissional de divisão de acesso,com um agravante: O que vale o Título?
    Segundo ponto: Divulgação na TV Panorama é muito deficente, seja na promoção do evento, seja na divulgação das partidas.
    Terceiro ponto: O regulamento é ridiculo. Não incentiva a boa equipe. o Time "A" ganha por 3 a 0 a primeira partida da final contra o time 'B", porém por contusão ou cartão ficou desfalcada para o último jogo. Não há vantagem. Basta tomar um gol que a final vai para o mata mata dos penaltis.
    Quarto ponto: Além de ser cara, seja no deslocamento das equipes, custo de jogadores, exigências da organização. No ano passado diversos estádios foram interditados ou sub-utilizados como em Leopoldina, onde não podia sentar na arquibancada, ou em Laranjal onde os bombeiros simplismente interditaram o campo. Bombeiros exigiram o estatuto do torcedor em um torneio de futebol amador. Absurdo! Querem fazer cumprir "Lei Suiça" no meio da África, é risível
    Em suma, Copa Panorama se analisada friamente é hoje um pessimo negocio participar.

    ResponderExcluir