sábado, 23 de julho de 2011

Série D do Brasileiro iniciou após muitas desistências e briga na Justiça

Muitos clubes, sem estrutura, preferiram não entrar na briga pelo acesso à Série C de 2012

Os jogos da Série D do Campeonato Brasileiro começaram no sábado passado (16/07), porém, fora de campo, a disputa entre os clubes para saber quem irá participar nesta temporada começou ainda no final do primeiro semestre. Enquanto quatro clubes desistiram de participar e abriram novas vagas, no Amazonas um torcedor entrou na Justiça querendo a eliminação do Nacional e a inclusão do Fast Clube.

Dos times que se classificaram para a Série D e que anunciaram desistência, estão o Crac-GO, Gurupi-TO, América-MG e Boavista-RJ. Em seus lugares entraram Itumbiara-GO, Tocantinópolis-TO, Tupi-MG e Volta Redonda-RJ, respectivamente. A maioria dos desistentes alegaram falta de estrutura e principalmente verba para manter a equipe numa competição longa como esta (até setembro).

Além disso, dos Estados do país que tem por direito colocar clubes na Divisão, somente Roraima e Rondônia não confirmaram participação. Com a desistência do primeiro, a vaga foi repassada para a Federação Amazonense, que em seguida nomeou o Nacional no campeonato. Já com a ausência em Rondônia, o Vila Aurora que se classificou.

Outro destaque na Série D deste ano é que a Divisão poderá ter ao final um time bicampeão, já que o São Raimundo-PA, que levantou o caneco em 2009 sobre o Macaé-RJ, acabou caindo da Série C em 2011 e retorna a Divisão querendo novamente surpreender e conquistar o acesso. Além dos paraenses, Alecrim-RN, Juventude-RS e Gama-DF também caíram.

Paulistas outros campeonatos - Separados por critério de regionalização, Oeste de Itápolis e Mirassol caíram no Grupo 7 e querem neste ano mostrar que a força do Estado dentro do futebol. Ao lado deles está o Cerâmica-RS, Operário-PR e CENE-MS, o último que no final de semana passado conquistou o título do Campeonato Sul-Matogrossense em cima do Aquidauanense-MS.

Um fato curioso dentre os times que também estão na Série D é que Oeste-SP, Itumbiara-GO, Trem-AP, Comercial-PI e Sendas-RJ estarão disputando alternamente outras competições, como Copa Paulista e Primeira e Segunda Divisão de Estaduais.

Em 2010... - Na temporada passada o Guarany-CE acabou sagrando-se campeão da Série D em cima do Madureira-RJ. Além dos dois, Araguaína e Joinville, estes semifinalistas, também conquistaram o acesso à Série C de 2012. O artilheiro da competição acabou sendo Danilo Pitbull, do clube de Sobral, e a média de público nos jogos foram de 2779,6 pessoas por partida.

Regulamento - Em relação as duas edições anteriores, a Série D de 2011 sofreu alterações no seu formato de disputa. Na primeira fase os 40 clubes serão divididos em oito grupos de cinco cada, agrupados regionalmente. Os dois primeiros de cada grupo classificaram-se a segunda fase, onde os 16 clubes restantes jogarão em sistema eliminatório em jogos de ida e volta, classificando o vencedor para a terceira fase.

Na terceira fase os oito clubes restantes novamente jogarão em sistema eliminatório, classificando os vencedores para a fase seguinte. A disputa seguirá no sistema eliminatório com quatro clubes (semifinal), até restarem os dois finalistas. Os semifinalistas terão acesso a Série C de 2012.

Agência Futebol Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário