quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Você se venderia pela vitória?


As Malas brancas ou pretas sempre geram polêmicas, não é pra menos. Afinal, isso fere em cheio a ética esportiva. Hoje (02/12) em uma entrevista especial ao Portal Terra, Ronaldo Fenômeno, fala abertamente que é favorável à chamada "mala branca". Segundo o atacante, por exemplo, disse que tiraria dinheiro do próprio bolso para motivar o time de Campinas nesta última rodada do Campeonato Brasileiro. Ainda disse mais: "A mala branca tem essa conotação negativa, mas é uma motivação extra, como outra qualquer. Todos os clubes dão bichos. O Corinthians, por exemplo, paga os seus prêmios em dia, com impostos declarados. Talvez outros clubes paguem por meio de um caixa dois. Mas, mesmo assim, a mala branca é só um incentivo externo para um time vencer. Não há nada de absurdo nisso".
Não estou aqui fazendo o papel de Advogado do Diabo, defendendo a posição do Ronaldo, O que eu vejo nisso é o direito de dar o troco através de uma coisa que se tornou corriqueira no futebol e que é usado como artifício pelos clubes em desespero. Levando em conta que "chumbo trocado não dói", vamos voltar em 2007, pois quem sentiu o peso da mala branca naquele campeonato foi o Corinthians. Naquela época saíram rumores acusando a diretoria do Goiás de ter mandado dinheiro para que os jogadores do Atlético/PR dificultassem um jogo diante do Corinthians no Pacaembú. O placar ficou em 2 a 2 e deu no que deu, ajudou no rebaixamento do Timão.
Já que elas existem! É menos feio garantir algum "dim dim" vencendo, do que ganhar "algum" através da mala preta, favorecendo alguém, perdendo. Lembram da Copa de 78 na Argentina? A última partida vencemos a Polônia, por 3 a 1, gols de Nelinho e Roberto Dinamite (2). A Argentina precisava vencer os peruanos por um placar mínimo de quatro gols de vantagem. Os hermanos “golearam” os peruanos por 6 a 0 e foram para final. Restou para gente decidir o terceiro lugar contra a Itália, e o Brasil ganhou de virada, por 2 a 1, terminando a Copa invicto. Esta mala Preta Peruana, jamais esqueceremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário