domingo, 6 de março de 2016

Entrevista com José Luiz Inácio, técnico do E.C. Ribeiro Junqueira

José Luiz Inácio, técnico do E.C. Ribeiro Junqueira
Rio Novo - MG,  6 de Março de 2016
Por José Lúcio Marques
Hoje, domingo(6), pela manhã fiz uma entrevista com José Luiz Inácio, ele, que ao longo da sua vida vem contribuindo com o futebol amador da nossa região, participando, trabalhando como técnico e também direcionando jogadores de clubes amadores a clubes profissionais. José Luiz Inácio, nesta última 2ª feira(29), foi contratado pelo tradicional e centenário clube da cidade de Leopoldina, o E. C. Ribeiro Junqueira, para disputar a 4ª edição da Copa dos Campeões promovida pela Liga Esportiva de Cataguases (LEC). Nesta entrevista, José Luiz expõe a sua experiente visão sobre o futebol amador em nossa região e como o futebol amador vem se adaptando para não ficar a míngua, já que as dificuldades financeiras dos times não deixam de ser uma constante por falta de apoio e também a falta de patrocinadores que possibilite a participação dos times nas competições realizadas na região. Falou também sobre a simpatia que tem pelo E.C. Ribeiro Junqueira e a boa relação que tem com seus dirigentes. Vale à pena conferir a entrevista!

Blog do JLM: José Luiz, como surgiu a sua ida para ser o treinador do E. C. Ribeiro Junqueira?

José Luiz: José Lúcio, em primeiro lugar, é um prazer estar ao seu lado dando está entrevista. Quanto a proposta, surgiu depois de uma reunião da Diretoria, e após debaterem, o Diretor Ivaldo Pereira(Juquinha), me ligou e perguntou se havia interesse em voltar a comandar uma equipe, pois o meu nome havia sido colocado na mesa e agradou os diretores e simpatizantes do Centenário Esporte Clube Ribeiro Junqueira. Ficamos de conversar no dia seguinte e vários amigos em comum me incentivaram a aceitar este desafio.

Blog do JLM: Como você pretende iniciar os seus trabalhos com esta equipe centenária e tradicionalíssima que é o E.C. Ribeiro Junqueira, nesta 4ª edição da Copa dos campeões, que vem crescendo em termos de organização e conseqüentemente aumentando a cada ano o número do público que acompanha o futebol amador da nossa região?

José Luiz: É com grande prazer que nós amantes do futebol estamos vendo competições de alto nível promovidas pelas ligas regionais, resgatando a tradição no interior, de um futebol forte, de torcidas envolventes e que estavam órfãs e agora vivem um momento de bons campeonatos na região. Quanto ao trabalho, será feito com muita determinação, entusiasmo, planejamento e acima de tudo honrando as tradições do EC Ribeiro Junqueira, este é o principal foco que os atletas escolhidos tem que levar para dentro das 4 linhas. Faremos alguns amistosos e como sabemos, no amador/profissional tem as contratações, que hora sejam precisas e pontuais, para trazer mais publico aos estádios quando jogar em casa.

Blog do JLM: No ano passado fui o seu colega e companheiro nas coberturas que fizemos em diversos jogos da 3ª edição da Copa dos Campeões, você como comentarista do Programa Show de Bola, apresentado pelo jornalista Kadu Fontana, na ocasião da Rádio Cataguases e eu como Blogueiro deste blog esportivo. Este ano, vários clubes que participaram da edição anterior estarão entre as 16 equipes que participarão desta 4ª edição, inclusive o Ribeiro Junqueira, que será comandado por você. A sua participação como comentarista no ano passado poderá te auxiliar lhe dando uma visão mais consciente dentro das 4 linhas, apontando pontos positivos e anulando pontos negativos comparado a táticas usadas pela equipe do Ribeiro Junqueira na competição do ano passado?

José Luiz: Olha, ajudar sempre ajuda, pois você passa a conhecer as características dos jogadores e conseqüentemente os padrões táticos utilizados pelos treinadores, embora não tendo tempo para treinamentos durante a semana. Quanto às equipes, geralmente há mudanças de jogadores e estes também auxiliam dando coordenadas sobre como joga determinado atleta que estiveram juntos. Quanto ao E.C. Ribeiro Junqueira do ano passado,diga-se de passagem, muito bem comandado pelo amigo e parceiro Merica, que tive a honra de trabalhar junto, foi na final e numa final surgem detalhes que fogem muitas vezes de nosso controle, por exemplo: Um atleta que se machuca, passa mal, não consegue liberação e etc. Espero repetir o bom trabalho deixado pelo meu amigo Merica.

Blog do JLM: O Campeonato está marcado para começar no dia 1º de abril, estamos há menos de um mês para o inicio da competição e no dia 12 de março a equipe do Ribeiro Junqueira fará um jogo amistoso contra uma equipe da mesma chave, o E.C. Mirai, na cidade de Mirai, na inauguração dos novos refletores deste estádio. Como é para você, há pouco tempo do inicio do campeonato estar à frente do Ribeiro Junqueira, numa chave onde se encontra também, o Ideal E.C. um arquirrival do Dragão, e como eu disse, com pouquíssimo tempo para elaborar um trabalho junto à equipe?

José Luiz: Os mesmos problemas todos os demais clubes terão, pois não treinamos semanalmente, por isso, é necessário os amistosos, para observar os jogadores da cidade, coisa que não abro mão, quero ver os jogadores e se possível aproveitar o máximo deles em campo, ,resgatando o “amor a camisa” e de jogadores que se identificam com a torcida. Quanto aos adversários, espero fazer um bom trabalho e recebê-los bem em nossa casa e jogar um bom futebol e ver a torcida se respeitando, aplaudindo ou vaiando, pois estas expressões são de direito do torcedor. Rivalidade sendo sadia, é muito bom!

Blog do JLM: Ao longo dos anos percebemos que o futebol amador vem sofrendo adaptações e fugindo um pouco do conceito “amador” eu diria, chegando ao semiprofissional, obrigando dirigentes de times a se desdobrarem para arrumar recursos para fazerem contratações, tanto de jogadores, quanto do pessoal das comissões técnicas. José Luiz, como você vê esta transformação no futebol amador, positiva ou negativa?

José Luiz: José Lúcio, isto já é uma cultura de anos, agora que está voltando o futebol com força em nossa região. Os clubes estão se reorganizando e acompanhando o modelo atual, que é o seguinte: Os clubes querem fazer bons espetáculos, trazendo jogadores conhecidos regionalmente e até nacionalmente e isto tem um custo, mas o torcedor gosta e prestigia. Por outro lado, sempre gostei de apostar nos atletas feitos em casa (digo da cidade), depois sim, procurar peças pontuais para agregar ao elenco. Aí entram duas palavras primordiais, planejamento e estruturação dentro do clube, lembrando que o futebol semi/profissional em nossa região ajuda a manter muitas famílias. 

Blog do JLM: Ainda explorando o assunto da pergunta anterior, sobre remunerar jogadores amadores com valores muitas vezes fora da realidade financeira dos clubes que os contratam, muitos destes jogadores sabemos que não são do município ou da região de um determinado clube contratante. Em sua opinião isto poderia estar desmotivando aquele jogador que sonha em atuar no time do seu município, talvez não só pela remuneração, mas principalmente pela falta de oportunidade? Você como treinador, como vê esta situação?

José Luiz:  Não canso de falar, o principal foco tem que ser o trabalho bem feito na base, ai sim, você não precisará contratar muitos jogadores de fora  e ter que pagar valores fora da realidade de determinado clube, ainda mais na atual conjuntura do nosso pais. Alguns clubes hoje montam times para ganhar campeonatos, simplesmente, e descartam prepararem jogadores em suas cidades. Espero dar oportunidades as “pratas da casa”, por isso sou favorável totalmente incentivar as categorias de base.

Blog do JLM: Você José Luiz, que já o conheço a longas datas, percebo certa tranqüilidade no seu relacionamento com os atletas que fazem parte do elenco do qual você comanda. Quando você tem problemas com determinado atleta e não consegue interagir com este atleta mesmo ele sendo crucial para o bom desempenho da equipe, como você contorna esta situação?

José Luiz: Até este momento, me sinto privilegiado por este trabalho, pois ele me possibilitou conhecer bons atletas e principalmente verdadeiros seres humanos por onde tenho passado. O meu ponto de vista sobre o atleta neste caso, ele tem que ter o Perfil do clube do qual ele defende, não só o atleta quanto nós também, treinadores. Temos que nos enquadrar ao modelo desejado pelo clube, o mínimo eu diria, que ele tem que ser bom atleta, pontual, responsável, amigo e trabalhar, pois estarão  ali jogando e recebendo um incentivo, seja pouco ou muito, mas é trabalho, e tem que fazer jus a isto. Fora isto, não trabalho com atletas que não atendem a este padrão. Procuro ser um bom amigo dentro e fora das 4 linhas.

Blog do JLM: no seu trabalho dentro das quatro linhas, você procura interagir com a formação do atleta como pessoa?

José Luiz: Sim, somos seres humanos sujeitos ao erro e aos acertos, faz parte da minha conduta conversar bastante com o atleta, explicar os motivos pelos quais eu não convoquei ou porque o tirei em determinada partida, e também saber como está sua vida extracampo, como: em termos familiares, financeiros e principalmente sobre sua saúde física. Em certos casos pergunto se está precisando de alguma forma de ajuda. Isto eu tenho comigo, faz parte dos meus princípios e respeito muito isto.

Blog do JLM: José Luiz, você como atuante dentro de campo como treinador, assim também como fora de campo como agenciador de jogadores, o que é mais gratificante, ganhar títulos ou revelar jogadores para o elenco profissional?

José Luiz: José Lúcio, as duas coisas me dão muita satisfação, vc ser bem sucedido na competição e conseqüentemente revelar e ajudar um atleta a galgar melhores dias para ele e sua família. É muito gratificante quando podemos conciliar estas duas coisas na vida.

Blog do JLM: José Luiz, qual a mensagem que você deixa para dirigentes e torcedores do E.C. Ribeiro Junqueira?


José Luiz: Aos dirigentes e torcedores do E.C.Ribeiro Junqueira, digo que da minha parte não faltará empenho, dedicação, trabalho e acima de tudo, respeito as tradições deste clube centenário e espero que Deus nos dê sabedoria, paz e bênçãos, iluminando nossos passos para que possamos fazer um bom campeonato e agradar a toda sua torcida que é sem dúvida o mais importante. Meus sinceros agradecimentos ao presidente Guto, ao Juquinha e demais diretores desta honrada agremiação esportiva de nossa Zona da Mata Mineira.


Tupinambás FC no centenário Copa de Ubá

Copa BH sub 20 - 2013
Com Bebeto,Zé Carlos Idolo Cruzeirense,Claudinho, Iralto,Pedrinho,Jonathan e Tintin(hoje jogadores do Sub 20 do 15 de Novembro de Rio Novo)


Pré Mirim - Copa Grambery -15 de Novembro FC

Inauguração da Escola ALCCA, em São João Del Rey, com Diretor Nenem do Figueirense,Claudio Caçapa Ex cruzeiro,Tecnico da Seleção sub 15,André Luiz ex Atletico Mineiro,Nancy da França, Tupi fc

Copa sub 20 - Tupi FC Vice Campeão

Prainha FC - Sub 17 -Torneio Internacional em Juiz de Fora

TUPI FC sub 20 Campeonato Mineiro 2013/ 3

Apresentação como técnico do E. C. Ribeiro Junqueira na Conexão TV de São João Nepomuceno - Diretor Juquinha/Presidente Guto e Kadu Fontana.

1 Torneio Base Forte do Cruzeiro EC

Paulo Nehmy,Wesley Moraes (Brugge da Bélgica), Rafael Vieira Ex Tupi,Internacional,Criciúma, hoje no As Trecin da Eslováquia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário