segunda-feira, 23 de julho de 2012

DEPOIS DE 8 ANOS CONTINUA TUDO IGUAL






15 de Novembro F.C.
15 de Novembro e Prainha se confrontaram hoje depois de 8 anos sem disputarem um só jogo e ficaram no 1 a 1 
22 de julho / José Lúcio Marques

Hoje, 22 de julho de 2012, foi a abertura da Copa Heleno de Freitas, promovida pela Liga de São João Nepomuceno, Liga esta presidida pelo competente Ronilson Barbosa, que no decorrer do seu mandato vem promovendo e muito bem o futebol amador em nossa região. Em primeiro lugar deixo aqui, os parabéns ao presidente da Liga, Ronilson Barbosa e os demais auxiliares.
Prainha F.C.
Além da linda tarde de inverno e do sol exuberante que ajudou a enfeitar o estádio José Ribeiro de Paiva, o que ficará marcado para os amantes do futebol rionovense será o contemplação a tudo que se viu neste Estádio - As torcidas numerosas, do 15 de Novembro e a do Prainha que ordeiramente cumpriram os seus papéis, a de realmente torcerem pelos seus times, e nada mais! Também as equipes que por sua vez entraram em campo para jogarem futebol e assim foi feito. Parabéns!!!
Agora, que a equipe do periquito sufocou muito mais a do galo, isso é fato!
Não tem "cocoricó", pois o Prainha no primeiro tempo teve umas 5 chances de gols, além do incidente dentro da pequena área do 15 de Novembro com o atacante Clovis e o goleiro Marão, onde num lance de perigo ao gol do galo, numa bola alçada, Clóvis sobe para cabecear junto com Marão, que também sobe para socar e acerta em cheio o rosto do atacante, que cai ao solo já desacordado e é levado de imediato para a Santa Casa de Misericórdia de Rio Novo (nada de mais grave ocorreu com o jogador).  
No finalzinho do primeiro tempo, numa falta batida a favor da equipe do Prainha, perto da grande área do 15 de Novembro, a bola sobra para o zagueiro Gustavo, que aproveita e empurra para dentro do gol abrindo o placar para a equipe do periquito.
Bar do Jésus - Concentração da Torcida Onda Verde do Prainha
Começou o segundo tempo e o 15 voltou da “anestesia geral” esboçando um pouco mais de ânimo, talvez por efeito da energia exalada das arquibancadas de seus fieis torcedores e do rufar dos tambores da enérgica torcida “Guerreiros da Vila”, que até então disputava sonoramente com o rufar dos tambores adversários da “Torcida Onda Verde”. 
Mas como é natural a equipe que joga em casa tracejar mais disposição, neste segundo tempo não foi diferente, apesar da equipe do Prainha se manter ousada e imprimir jogadas de perigo, não se intimidou com a euforia da anfitriã, que surpreendentemente numa jogada inesperada colocou o atacante Véi, camisa 9, do 15 de Novembro, de cara com o goleiro Manga e de cabeça igualou o placar para a equipe do galo, dando números finais à partida, 1 a 1. 
Trio de arbitragem de Cataguases
Pontapé inicial
Momento do incidente entre Clóvis e o goleiro Marão
Momento do gol do zagueiro Gustavo do Prainha
Comemoração do gol
Torcida Onda Verde
Torcida Guerreiros da Vila

Juninho (Presidente do Prainha), Guilherme Nogueira e Marco Aurélio 
(Vice Presidente do Prainha)

Torcida Onda Verde
GOLEART BRASIL - UNIFORMES ESPORTIVOS - (32) 3274 1978










domingo, 22 de julho de 2012



GOLEART BRASIL - UNIFORMES ESPORTIVOS - (32) 3274 1978


quinta-feira, 19 de julho de 2012

"NÃO TEM PREÇO"


18 de Julho / José Lúcio Marques
Uma das muitas coisas que existem de bom e que para o rionovense “não tem preço”, é assistir o clássico entre 15 de Novembro e Prainha, seja no Estádio José Ribeiro de Paiva, ou no Estádio Murilo de Castro, não importa. O que vale é o confronto, que por sinal tornou-se um evento raro, a última vez foi em 2004, na extinta Copa Panorama (hoje Copa Integração).
Este espaçamento de tempo variável, (tempo indeterminado) na verdade ajuda a valorizar e acirrar ainda mais o confronto. Neste domingo (22/07), no Estádio José Ribeiro de Paiva, depois de 8 anos, estes dois ícones do futebol amador da Zona da Mata Mineira fomentarão ainda mais a rivalidade entre eles. Este jogo é válido pela 1ª rodada da Copa Heleno de Freitas.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

PARABÉNS MALANDRO!!

15 de julho / José Lúcio Marques

Neste sábado (14/07), no Estádio Murilo de Castro, o Sereno Esporte Clube, terceiro time que representa o futebol rionovense fez um jogo amistoso com Guarani F.C. de Guarani vencendo por 2 a 1. Este jogo amistoso foi realizado com os seguintes propósitos: estrear o novo uniforme da equipe, patrocinada pela Now peace, Robell Calçados, Zirim Máquinas e Casa Rion. Além disso, comemorar o aniversário do fundador do time, Gilson de Souza, popularmente conhecido por “Gilson Malandro”.

Sereno E.C. de Rio Novo
Guarani F.C. de Guarani


GRANDE CLÁSSICO RIONOVENSE ABRIRÁ OS JOGOS DA COPA HELENO DE FREITAS


No próximo domingo (22/07), iniciará mais um campeonato de futebol amador da Zona da Mata Mineira. É a Copa Heleno de Freitas, em sua 11ª edição. A competição é realizada pela Liga de Futebol de São João Nepomuceno e este ano participarão 9 equipes divididas em 3 chaves:


Chave A – 15 de Novembro F.C. (Rio Novo), Prainha F.C. (Rio Novo) e Centenário de São João Nepomuceno;

Chave B – Descoberto Minas Clube de Descoberto, E.C. Comercial de Argerita e Independente de Goianá;

 Chave C – Palmeirinha de São João Nepomuceno, Imparcial F.C. de Guarani e Pequeriense de Pequeri.


A abertura da Copa Heleno de Freitas começa com um grande clássico rionovense, 15 de Novembro F.C versos Prainha F.C, este primeiro jogo será neste domingo (22/07), no Estádio José Ribeiro de Paiva em Rio Novo. As duas equipes não se confrontam há 8 anos, a última vez que as duas equipes se confrontaram foi na extinta Copa Panorama em 2004.


Jogos da 1ª Rodada







quinta-feira, 12 de julho de 2012

AOS POUCOS A BOLA VAI MURCHANDO

A Copa Integração está precisando urgentemente de um Upgrade



No início de abril quando anunciaram a venda da TV Panorama para o Grupo da TV Integração, pouco antes de dar início à extinta Copa Panorama de Futebol Amador, hoje denominada Copa Integração, confesso que cheguei a pensar que um “novo gás” seria injetado no evento por parte dos organizadores. Mas não, pelo contrário, o pouco do “gás” que ainda restava neste evento, este ano ele foi reduzido ainda mais com a eliminação da premiação em dinheiro, no valor de R$ 2.000,00 para a equipe campeã, que era oferecido até a penúltima edição no ano passado, restou então para as equipes finalistas, nesta 12ª edição apenas a premiação em troféus e com certeza um "caminhão" de dividas para os times participantes.

Está difícil de entender onde os organizadores da competição querem chegar (se é que querem chegar), pois é evidente que a competição deu uma queda vertiginosa este ano com relação ao número de times participantes e também de público (torcedor) em campo. Basta lembrar que, este ano para os organizadores recrutarem 12 times para participar da competição foi um “Deus nos acuda”, lembrando que em edições passadas, a competição já chegou a ter 24 times. Confesso também, que cheguei a pensar, que esta 12ª edição não iria acontecer este ano, de tanto que houve desistência de times que chegaram a entrar e logo em seguida desistiram de participar. Outro fato importante a ressaltar, foi o número de público em campo, que caiu bastante, chegando a uma queda de quase 50%. Só para ter uma ideia no ano passado, na grande final, no jogo entre 15 de Novembro (Rio Novo) e 15 de Novembro (Laranjal), no estádio José Ribeiro de Paiva em Rio Novo, o público pagante foi em torno de 2.300 pessoas e este ano na final desta 12ª edição, no Estádio Firmo Dias em Laranjal foi pouco mais que 1000 pagantes.

Não quero fazer intriga entre organizadores e times de futebol da região, mas o que eu venho observando há algum tempo, é que os papeis estão invertidos. No meu ponto de vista, em primeiro lugar, os primeiros beneficiados com o evento teriam que ser os times. Afinal, eles são os verdadeiros protagonistas, são eles que atraem público e dão audiência, em contra partida são também os que mais se sacrificam para manter este evento vivo.  Acho que os diretores dos times não perceberam ainda a força que tem. A meu ver está faltando união entre eles.

Ou os organizadores reveem conceitos e passam a ser mais coerentes, ou em breve esta competição abrirá espaço no calendário esportivo regional para outras competições.





domingo, 8 de julho de 2012

E.C. LARANJAL CONQUISTA NOS PÊNALTIS O PRIMEIRO TÍTULO DA COPA INTEGRAÇÃO

08 de Julho / José Lúcio Marques
Equipe do Laranjal é campeã da Copa Integração (Foto: Site Silvan Alves)
Equipe de São João Nepomuceno - Vice-campeã  (Foto: Site Silvan Alves) 



Hoje (08/07), em Laranjal, no estádio Firmo Dias, o atacante Gilcimar, camisa 9, da equipe do Laranjal colocou um ponto final dando o título de campeão da Copa Integração de Futebol Amador Regional a equipe do E.C. Laranjal. Gilcimar foi o último batedor de pênaltis a cravar o gol no goleiro Manga, da equipe de São João Nepomuceno, junto com Rômulo, Geison, Fú e o goleiro Bahia que defendeu dois pealtis e deram o título inédito ao Esporte Clube Laranjal, da 12ª Copa Integração de Futebol Amador Regional.

Como era de se esperar foi um grande jogo de volta da final, com o Estádio Firmo Dias lotado, aonde a equipe de Laranjal vinha com a vantagem do empate por ter vencido por 1 a 0, lá em São João Nepomuceno, no domingo passado no jogo de ida.
A equipe de Laranjal considerada a mais experiente, não conseguiu vencer no tempo normal a fortíssima equipe de São João Nepomuceno, fortíssima no sentido tático e físico, comandada pelo experiente Marcos Ayupe. Mas na decisão nos pênaltis, a equipe do Laranjal superou a equipe de São João Nepomuceno com duas defesas do goleiro Bahia e 4 penaltis certeiros de: Gleison, Rômulo, Fú e Gilcimar.

O Jogo

Começa o 1º tempo e Laranjal, de início implanta certo domínio de jogo sobre a equipe Sãojoanense, mas devido ao vigor físico e também ao talento da “molecada” de são João Nepomuceno aliada ao bom esquema tático do técnico Ayupe, a equipe de São João Nepomuceno conseguiu neutralizar jogadas do time da casa e oferecer contrataques com perigos ao gol do Laranjal. Até que aos 26 minutos do 1º tempo, Carlos Heleno, camisa 5 da equipe sãojoanense, surpreende a defesa da equipe alvirrubra, com um chute certeiro de perna direta abrindo o marcador e colocando tudo igual para ambas as equipes. Naquele momento terminou a vantagem que a equipe do Laranjal conquistara no Estádio Heleno de Freitas em São João Nepomuceno no domingo passado.
Começa o 2º tempo e a equipe do Laranjal sentindo o prejuízo pela perda da vantagem do empate, o técnico Braz tenta usar tudo que tinha para reverter o resultado ainda no 2º tempo e não chegar aos penaltis. Fez todas as substituições que lhe era possível, chegando a atuar com 5 centroavantes, mas apesar do esforço e a equipe alvirrubra chegar diversas vezes oferecendo perigo ao gol do adversário, mesmo assim não foi possível evitar a decisão nos pênaltis.

Penaltis

O primeiro pênalti a ser batido foi pelo zagueiro Junior, camisa 4, do São João Nepomuceno, que bateu a meia altura facilitando a defesa do goleiro Bahia, que espalma e coloca a bola para linha de fundo.
É a vez da equipe do Laranjal, e Rômulo, camisa 15, com categoria escolhe o canto direito e marca para o Laranjal.
Juninho PC, camisa 14 bate o 2º pênalti para a equipe sãojoanense e depois de resvalar no travessão a bola timidamente entra.
Gleison, camisa 16 aumenta para a equipe do Laranjal batendo com segurança no canto direito do goleiro Manga.
É a vez do lateral Michel, camisa 2 do são João Nepomuceno . Ele bate a meia altura e o goleiro Bahia defende sem muito esforço.
Para finalizar foi a vez de o atacante Gilcimardo Laranjal colocar o ponto final nas cobranças e sair para o abraço dando a vitória para a equipe do Laranjal.


sábado, 7 de julho de 2012

Esta semana, a reportagem da TV Integração esteve em Laranjal, cidade sede da final da Copa Integração de Futebol Amador Regional, que acontecerá neste domingo (08/07), no estádio Firmo Dias.
A equipe da TV Integração acompanhou momentos dos preparativos por parte da equipe laranjalense para esta grande final e entrevistou: o técnico Braz, jogadores, torcedores e moradores de Laranjal. Assista ao vídeo.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

LARANJAL SE APROXIMA MAIS UMA VEZ DO TÍTULO

Gustavo (Nim) comemorando o gol (Foto: José Lúcio Marques)
01 de Junho / José Lúcio Marques




Pela segunda vez, o E.C. Laranjal esta prestes a colocar a mão no título de campeão de 2012 da Copa Integração de Futebol Amador. A primeira vez que a equipe laranjalense chegou tão perto foi em 2006, (extinta Copa Panorama) disputando o título com a equipe do Leopoldina F.C, de Bicas e ficando como vice-campeã. Este ano pelo que parece a equipe está bem mais preparada, com uma excelente campanha durante a competição, devido a um experiente plantel de jogadores que já atuaram em diversos clubes de peso. A equipe chegará ao próximo domingo (07/07), no estádio Firmo Dias, em Laranjal, para disputar o título, no último jogo de volta da competição esnobando vantagens: jogará em casa e com a vantagem do empate. Uma vez que, neste domingo (01/07), diante de um público expressivo (acima de 1300 pagantes), no Estádio Heleno de Freitas em São João Nepomuceno, no jogo de ida da Final da Copa Integração de Futebol Amador, a equipe do Laranjal venceu a fortíssima equipe de São João Nepomuceno, por 1 a 0.
Momento do gol do Laranjal (Foto: José Lúcio Marques)


O Jogo

No primeiro tempo o que se viu foram duas equipes conscientes da importância daquele jogo, tanto é que o equilíbrio era evidente.  Até os primeiros 15 minutos de jogo, a equipe laranjalense conseguiu ditar o jogo e o domínio era claro por parte da equipe visitante, mas após a entrada de Juninho PC para a equipe Sãojoanense, a narrativa do jogo se modificou e prevaleceu o equilíbrio até o término do primeiro tempo.
No segundo tempo, apesar da altíssima qualidade dos jogadores de São João Nepomuceno, a mesma não conseguiu evitar ainda aos 3 minutos de jogo da segunda etapa, o gol da equipe do Lanranjal, após cobrança de escanteio, onde o zagueiro Gustavo (Nim), de cabeça abriu o marcador para equipe alvirrubra.

Num jogo de tal importância e com a desvantagem do gol sofrido, o tarimbado técnico Ayupe fez três alterações sacando Juninho PC, Robô e Rogerinho substituídos por: Odair, Cristian e Mateus, mas não foi o suficiente para reverter o placar. No próximo domingo (08/07), a equipe do Laranjal aguardará no estádio Firmo Dias em Laranjal, a equipe sãojoanense para decidir qual equipe sairá campeã da Copa Integração.

Banco do São João Nepomuceno 
(Foto: José Lúcio Marques)
Gilcimar (ex-Duque de Caxias) reforço do Laranjal e Iran Guedes 
(Foto: José Lúcio Marques)

Torcida do Laranjal (Foto: José Lúcio Marques)