A intenção de batizar a bola da Copa do Mundo de 2014 de “Gorduchinha” é pelo jargão que ficou consagrado na voz deste magnífico narrador, Osmar Santos, que em todo lance de perigo durante o jogo, ele narrava “Pimba na Gorduchinha”.
Vitimado por um grave acidente automobilístico em 1994 e que lhe causou graves seqüelas devido aos danos cerebrais, a sua fala foi a mais afetada, sendo capaz de pronunciar menos de cem palavras, impedindo-lhe de continuar trabalhando como narrador. Hoje se dedica à pintura, e seus trabalhos se encontram em importantes exposições.
Segue abaixo um vídeo pra você relembrar momentos inesquecíveis narrados por este grande profissional.
Alguns bordões criados por ele e que foram bem aceitos pelo seu grande público: "Parou por quê, por que parou?". Entre suas expressões inesquecíveis, estão: Ripa na chulipa e pimba na gorduchinha, "Um prá lá, dois prá cá, é fogo no boné do guarda", "Sai daí que o Jacaré te abraça, garotinho", "No carocinho do abacate" "ai garotinho", "vai garotinho porque o placar não é seu" Tirulirulííííí Tirulirulá, e uma das narrações de gol mais marcante do rádio brasileiro "Eeee queeee GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL".
Relembre o "Tiruliruli Tirulirulá" no gol de Bebeto na Copa de 94
Também foi Osmar Santos quem criou a expressão "Animal", que melhor representou o jogador Edmundo, terminando por se tornar a sua marca registrada.
Ouvir Osmar Santos narrar qualquer jogo, era de arrepiar.
ResponderExcluirOuvi varios jogos na voz de Osmar Santos na Globo São Paulo, e sem duvida junto com Willy Gonzer da Radio Itatiaia são os melhores locutores do Radio Esportivo do Brasil
ResponderExcluirCezar
Salinas